sexta-feira, 10 de julho de 2009

Escravidão na África

Escravidão na África: uma antiga forma de exploraçãoA escravidão esteve presente no continente africano muito antes do início do comércio de escravos com europeus na costa atlântica. Desde por volta de 700 d.C. , “prisioneiros capturados nas guerras santas que expandiram o Islã da Arábia pelo norte da África e através da região do Golfo Pérsico” eram vendidos e usados como escravos. Durante os três impérios medievais do norte da África (X - XV), o comércio de escravos foi largamente praticado . A escravidão foi a forma que árabes e europeus encontraram para explorar os povos africanos, que não tinham desenvolvido economias fortes nem tampouco armas que pudessem afastar invasores.Lovejoy apresenta o conceito de modo de produção escravista (de E. Terray) como fundamental para uma compreensão mais completa do funcionamento político, econômico e social da África - e também das colônias portuguesas nas Américas. Segundo sua definição, o modo de produção baseado na escravidão é aquele em que predominam a mão-de-obra escrava em setores essenciais da economia; a condição de escravo no mais baixo nível da hierarquia social; e a consolidação de uma infra-estrutura política e comercial que garanta a manutenção desse tipo de exploração.O modo de produção escravista não era comum na África. O povo africano foi historicamente explorado por esse sistema, implantado em regiões como a Europa e as Américas. Mas quando o tráfico foi extinto pelos europeus, no séc. XIX, para dar espaço a outro tipo de exploração de mão-de-obra, no sistema capitalista, a prática se estabeleceu no continente. Nas Américas, durante todo o período colonial, o modo de produção escravista foi predominante em plantations (grandes fazendas para o cultivo de produtos tropicais para a exportação), na mineração e na coleta de produtos silvestres.

15 comentários:

Unknown disse...

legal me ajudaram muiiitttoo

Anônimo disse...

é mesmo.....

Anônimo disse...

aí tava precisando desse texto para um seminário de História vlw msm.

Anônimo disse...

caramba, eu nao sabia, me ajudou muito em um trabalho de historia..

Anônimo disse...

vl ae manows

lainy disse...

muito obrigada, me ajudaram muito com esse texto num trabalho de historia

Anônimo disse...

vlw ai galera ajudou bastante

andrezza disse...

este texto esta em outro site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escravid%C3%A3o_africana

Anônimo disse...

OBRIGADA,ESSE TEXTO ME AJUDO MUUUUUUUUUUITO NO TRABALHO DE STORIA.HIE È BASTANTE INTERESANTE ESTE site!AMEI,AMEI,AMEI DE VERDADE
BEIJOOOOOS

Anônimo disse...

amei,amei,amei,muito esse site,ele me ajudou eu tirar 10 em historia nese bimestre na secola obrigada.

Anônimo disse...

OBRIGADA,ADOREI ESTUDAR ESSE SITE!

Anônimo disse...

ADOREI.

Anônimo disse...

ODIEI,MAIS É LEGAL.

Anônimo disse...

muito bom gostei ajudou muito no meu trabalho de historia

Anônimo disse...

vleu pela ajudaa,ajudou muito eu e minha nota de historia...kkk vleu mais uma vez!

Postar um comentário